Quem Somos

Em 6 de Novembro de 1976 foi fundada a Comissão de Reformados de Sacavém, impulsionada pelo MURPI, numa época marcada pelos ideais de Abril, com o objetivo dos Reformados e Pensionistas se organizarem e terem um espaço de debate e de convívio entre si.

Com as alterações sócio-económicas que o país foi sofrendo, houve a necessidade de esta Instituição se organizar de forma mais formal, inclusive para poder prestar serviços aos seus associados, em particular e à população de Sacavém em geral. Para isso foi necessário estabelecerem-se como IPSS, facto que ocorreu em 1992.

Com este caminho trilhado, foi possível celebrar acordos de cooperação com a Segurança Social, assim em Março de 1997 foi inaugurado o Centro de Dia e em 1998 deu-se ao Serviço de Apoio Domiciliário.

A ACRPIS pretende manter os serviços prestados, tendo como objetivo aumentar o número de pessoas abrangidas e diversificar os serviços adequando-os às solicitações feitas.

Já dizia o poeta que “o sonho comanda a vida…” e nesta instituição comandou muitos daqueles que a dirigiam e que durante o seu trabalho em prole desta Instituição caminharam rumo à concretização do Sonho dos seus associados, mas que espelha o desejo das gentes de Sacavém, que é a construção do Lar.

MISSÃO

Desenvolver respostas sociais que contribuam para respeitar e dignificar a pessoa idosa e/ou dependente em todas as suas vertentes, contribuindo para o seu bem estar e melhoria da sua qualidade de vida.

VISÃO

Ser uma Instituição de referência nos serviços prestados à população idosa e / com dependência, promovendo respostas sociais sustentadas, adaptadas e integradas às especificidades deste tipo de população.

VALORES

Os valores em que assenta a intervenção social da ACRPIS são a solidariedade, o respeito pela pessoa idosa e/ou com dependência, o profissionalismo, o rigor, a individualidade, a dignidade e a humanização de serviços, tornando a nossa ação numa tripla ação Saber Ser, Saber Fazer e Saber Estar.